Cirurgião torácico do Cárdio Pulmonar faz palestra em SP sobre câncer de pulmão

Coordenador da Medicina Respiratória do Hospital Cárdio Pulmonar, o cirurgião torácico Ricardo Sales participou do lançamento do Radar do Câncer de Pulmão na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (1º). A iniciativa da ONG Instituto Oncoguia reuniu médicos, profissionais da saúde e pacientes para discutir a situação do registro e do tratamento dos pacientes com câncer de pulmão no Brasil.

A programação incluiu palestra do médico baiano, que falou sobre o papel do time multidisciplinar no diagnóstico precoce do câncer de pulmão. “No Brasil, de 80 a 90% dos casos são diagnosticados em fase avançada, o que diminui as chances de cura e aumenta os custos do tratamento”, destacou Ricardo Sales, que também coordena o programa iniciativa Propulmão, apoiador do Radar Oncoguia.

O cirurgião ressaltou a necessidade de identificar a população de risco, em geral formada por fumantes acima de 55 anos os ou ex-fumantes que tenham parado nos últimos 15 anos. “Essas pessoas merecem realizar, ao menos uma vez no ano, a tomografia torácica de baixa dose. Em estudo recente, o programa Propulmão identificou câncer precoce em 15 das 800 pessoas submetidas ao exame”, enumera.

“Em parceria com o Instituto Oncoguia e apoio institucional da Medicina Respiratória do Hospital Cárdio Pulmonar, a intenção do grupo é ampliar os benefícios do radar e da iniciativa Propulmão para a população da Bahia e do Nordeste”, anunciou.

Marcadores

A presidente do Instituto Oncoguia, a psico-oncologista Luciana Holtz, enfatizou a importância do acesso dos pacientes a marcadores moleculares que indicam o caminho para o tratamento oncológico, seja com quimioterapia, terapias-alvo ou imunoterapia.

O objetivo do Radar é retratar o cenário que os pacientes têm enfrentado nacionalmente. A ação vai amplificar o trabalho da ONG fundada em 2009 por um grupo de profissionais de saúde e ex-pacientes para auxiliar quem tem a doença a viver melhor por meio de projetos e ações de informação de qualidade, educação em saúde, apoio e orientação ao paciente e defesa de direitos.

Fonte: http://www.cardiopulmonar.com.br/noticia/cirurgiao-toracico-do-cardio-pulmonar-faz-palestra-em-sp-sobre-cancer-de-pulmao/

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

contato@propulmao.com.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?