Especialista americana pioneira no diagnóstico preventivo de câncer de pulmão participa de workshop no Brasil

Claudia Henschke é autora de dois livros e mais de 400 artigos sobre a importância do tratamento precoce. A pesquisadora participa do debate sobre os avanços da tecnologia na área, que acontece nos dias 29 e 30 de junho na cidade de Campinas.

O evento que acontece no final do mês, no interior de São Paulo, reúne diversos especialistas do Brasil e do mundo para debater o uso da tecnologia no diagnóstico preliminar do câncer. Organizado pela Propulmão, o workshop recebe o reforço de uma das maiores pesquisadoras no assunto, Claudia Henschke.

Claudia integra o Programa Internacional de Ação precoce para o Câncer de Pulmão (I-ELCAP). Foi uma das primeiras pesquisadoras a apresentar estudos sobre o uso da tomografia computadorizada de baixa dosagem na prevenção do câncer. Sua pesquisa levantou o debate sobre as deficiências do raio-x torácico, que segundo Henschke não localiza todos os pequenos tumores na fase inicial.

Apresentada na década de 90, a proposta de Claudia sofreu resistência de outros especialistas que questionaram, entre outros fatores, se a detecção de pequenos nódulos poderia levar a um excesso de biópsias ou cirurgias desnecessárias. No entanto, cerca de 15 anos depois, sua teoria  foi reconhecida pela Força tarefa de Serviços Preventivos nos Estados Unidos (USPSTF) e possibilitou o acesso de pacientes do grupo de risco, fumantes e ex-fumantes, ao tratamento preventivo, além da cobertura da triagem pelo seguro de saúde americano.

Serviço:

Workshop para conectar especialistas por meio da tecnologia e lançamento da plataforma de saúde

Data: 29 e 30 de junho

Horário:

Endereço: Hotel Royal Palm Plaza – Avenida Royal Palm Plaza, 277 G – Jardim Nova Califórnia, Campinas – SP

Sobre a Propulmão

A Propulmão é uma iniciativa de médicos e profissionais da saúde que tem como missão prevenir o câncer de pulmão por meio de ações de educação, conscientização e discussão sobre os cuidados necessários.

A equipe é coordenada pelo médico Ricardo Sales dos Santos, doutor em oncologia e profissional do hospital Albert Einstein, e composta por mais de 25 especialistas que atuam nos principais centros médicos do país.

 

Saiba mais sobre o evento:

http://www.propulmao360.com.br/evento/propulmao360/programacao/palestrante/8214

Sobre a plataforma: www.propulmão.com.br

 

 Conheça a especialista

Artigo na Sociedade Americana de Oncologia – http://www.ascopost.com/issues/november-1-2013/claudia-i-henschke-phd-md-took-a-circuitous-route-to-her-groundbreaking-work-in-lung-cancer-screening/

New York Times

https://www.nytimes.com/2011/04/30/health/research/30lung.html

https://www.nytimes.com/2006/10/31/health/31prof.html

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

contato@propulmao.com.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?